Toninho Ferragutti é músico, compositor, arranjador e possui uma extensa participação em centenas de cds e shows de artistas importantes no Brasil e no exterior. Tem nove cds solo e em parceria com indicações ao Grammy Latino(Anos 2000 com o cd Sanfonema, e 2014 com cd Festa na Roça), Premio Tim, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio da Música Brasileira (indicação como melhor instrumentista – 2014) .

Discografia: 

•    Oferenda – eldorado Japão 1996 – em duo com Roberto Sion (Saxofone)
•    Sanfonemas – Pau Brasil – 2000 – Grammy Latino ano 2000
•    Forrobaby – MCD – 2005- CD infantil
•    Nem Sol, Nem Lua – Biscoito Fino – Acordeom e quinteto de 
cordas – indicado ao Premio TIM de melhor CD de música 
instrumental 2006
•    Trio 202 – Azul Music 2007 com o Nelson Ayres (piano) e Ulisses 
Rocha (violão). Ao vivo, na jazz Standart de New York, e no Tom 
Jazz de São Paulo.
•    Como manda o Figurino – Duo de acordeon com Bebê Kramer – 
Gravadora Boranda 2011
•    O sorriso da Manu – gravadora Boranda – 2012 – esta na lista dos 
10 melhores cds de 2012 na opnião do crítico musical Carlos 
Calado.
•    Festa na Roça – Duo com Neymar Dias (viola caipira)- independente – Distribuicão Boranda – 2013- Indicado ao Grammy Latino 2014 – categoria música de Raiz
•    Comum de Dois – Duo com Marco Pereira (VIolão – 2014 Gravadora Boranda.

Antes de se profissionalizar, Toninho Ferragutti cursou três anos de veterinária na UNESP de Botucatu, curso que abandonou no último ano para se mudar definitivamente para São Paulo, Em 1983, marca o início de sua carreira como músico profissional. Apresentando-se em programas de televisão, participando de gravações de discos e gravações de trilhas para cinema, novelas. Esta presente em shows e gravações de CDs de grande parte dos artistas da MPB como: 
 Gilberto Gil, Maria Bethania, Edu Lobo, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Mônica Salmaso, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Chico Cesar, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Lenine, Paulo Moura, Marisa Monte, Elza Soares, Dory Caymi, Joyce, Nelson Ayres, Nico Assunção, Hermeto Paschoal, Lenine, Elza Soares, Quinteto Violado, Grupo Corpo, Mario Adnet, Proveta, entre outros.
Participou e vem participando como solista de diversas orquestras como a Orquestras Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Petrobras Pró-música, Orquestra da Câmera da Universidade da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra da maestrina Maria Schneider, Osquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasilia, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Mato Grosso, Orquestra de Câmara da ECA(OCAM), sob a regência dos Maestros Cyro Pereira, Nelson Ayres, Claudio Cruz, Leandro Carvalho, Osman Gioia, Claudio Cohen, Carlos Anisio, Maria Schneider, Gil Jardim entre outros.
Na opinião da crítica de música Maria Luiza Kfouri: “Toninho Ferragutti traz em seu acordeom a síntese de todos os grandes acordeonistas brasileiros e, ao mesmo tempo, é um instrumentista singular, com personalidade e som próprios e únicos, que praticamente reinventam o instrumento. Além da carreira solo, Toninho tem iluminado com seu acordeom os discos dos mais diversos artistas.”